Assim como a feijoada essa receita surgiu a muito tempo atrás ao incrementar o feijão com outros ingredientes, nesse caso com carnes, legumes e algumas sobras reservadas já pensando na hora de preparar essa delícia. Além de ser um feijão muito mais nutritivo e rico, o resultado é uma explosão de sabores, eu adoro essa receita e confesso que muitas vezes já separo algumas coisas no freezer pensando no dia que farei ela rs... a ideia é aproveitar alimentos que sobraram e você congelou ou guardou, como sobras de carnes, legumes, vegetais, couro do bacon, linguiça, etc... mas claro que pode ser feito com tudo comprado fresquinho também.
Ingredientes:
500g de feijão carioca ou outro de sua preferência
4 linguiças frescas toscanas ou outra qualquer de sua preferência
100gr de bacon + couros/peles de bacon ou toucinho defumado
6 costelinhas de porco frescas, defumadas, assadas, sobras...
3 dentes de alho
1/2 cebola média
1 tomate médio
2 ou 3 folhas de louro
Pimenta fresca à gosto
1 colher de sopa de azeite
Sal à gosto
1/2 xícara de cheiro-verde para finalizar
Essa é uma base e sugestão, mas você pode adicionar outras carnes, sobras, legumes, etc, conforme falei no início, ao seu gosto.
Separe o feijão em uma tigela e deixe de molho com água de uma dia para o outro, ou se quiser agilizar por 2 a 3 horas de molho em água quente, depois escorra a água e reserve.
Na própria panela de pressão elétrica ou em outra panela coloque o alho, cebola e tomate picadinhos com o azeite, junte todas as carnes, couro, bacon... refogue dando uma leve fritada.
Na panela de pressão junte os refogados, o feijão, e todos os demais ingredientes exceto o cheiro-verde e coloque água até cobrir tudo.
Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão, programe por 25 minutos.
Assim que o tempo terminar retire a pressão, abra a panela, acrescente o cheiro-verde e misture tudo. Programe qualquer função e tempo na panela e deixe ferver até que o caldo engrosse ao seu gosto e sirva.
Rendimento: Serve 8 à 10 pessoas em média.
Armazenamento: Geladeira por até 3 dias ou congelado por até 3 meses.
Dicas: Sirva com arroz branco e farofa.
Maurício bom dia. Gostei da ideia da costelinha defumada. Não tenho que dessalgar ela não correto? Parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirDepende, se ela for apenas defumada curada não precisa, se for defumada salgada precisa. Abraços.
ExcluirNossa a quanto tempo não vejo essa receita. Comi a muito tempo no interior de São Paulo, na festa do peão de boiadeiro de Barretos. Estava uma delícia. Vou tentar fazer e postarei aqui se deu certo!!!!
ResponderExcluirOi, Maurício!
ResponderExcluirMinha MOndial digital 4l chegou hoje! Já quero fazer o meu feijão. Sempre compro feijão carioca cultivado aqui na nossa cidade. Ele é bem novinho, bem fresquinho. Daí nem deixo de molho pois em panela de pressão comum eu o cozinhava em 10 minutos só na água com 2 folhinhas de louro. Refogava os temperos em separado, jogava dentro da panela e cozinhava por mais 10 minutos. Como o feijão é bem novo, posso cozinha-lo direto na panela de pressão elétrica ou vai dar diferença no resultado final?
Parabéns. Claro, pode sim.
ExcluirQue delícia, Maurício!
ResponderExcluirComprei uma panela de pressão elétrica na semana passada, ainda nem sei usar... mas as suas receitas me deram vontade de começar a cozinhar.
Um beijão
Maurício, hoje e nosso xardapio! ...moro no interior de SP, fazemos sempre feijão gordo na panela de pressão elétrica, fica delicioso! Adoro suas receitas praticas, rápidas, deliciosas... bjs
ResponderExcluirMaravilha friend!
Excluir