..
quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Salada de Polvo e Grão-de-Bico na Pressão

Eu amo essa salada!!! Geladinha em um dia quente é perfeita, como prato principal ou como acompanhamento, é uma refeição completa e leve!
Uma coisa legal dessa salada é que pode ser preparada com antecedência, de um dia para o outro ela fica ainda mais saborosa, além de ser também perfeita para servir em festas, churrascos e confraternizações.




Ingredientes:
1,5kg de polvo
1 e 1/2 xícara de grãos-de-bico
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro

Para finalizar:
1/3 de xícara de azeite
1/4 de xícara de vinagre
1 cebola roxa
Ervas variadas como salsinha, cebolinha, tomilho-limão, orégano, manjericão...
Sal e pimenta a gosto

Comece cozinhando os grãos-de-bico. Deixe os grãos-de-bico de molho por 8 horas ou de um dia para o outro, escorra e coloque na panela de pressão elétrica juntamente com 1,5 litros de água e 1 colher de chá de sal. Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 15 minutos em qualquer função de cozimento.




Quando o tempo terminar, retire a pressão lentamente, escorra os grãos-de-bico e deixe esfriarem.

Agora cozinhe o polvo. A minha dica principal para o polvo é comprar congelado, pois fica mais macio, já vem limpo e sai mais barato, se tiver a opção pode comprar apenas os tentáculos congelados e se encontrar tentáculos de pota e estiverem mais baratos podem ser utilizados no lugar do polvo, fica igualmente delicioso.
Descongele o polvo dentro da geladeira, de um dia para o outro, depois coloque na panela de pressão elétrica com a cebola, dentes de alho e folha de louro. Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 10 minutos em qualquer função de cozimento.




Quando o tempo terminar, retire a pressão lentamente, escorra e deixe esfriar, depois corte em fatias de até 2cm de largura.
Em uma tigela coloque o grão-de-bico, o polvo fatiado e os ingredientes da finalização, acertando o sal ao seu gosto. Misture tudo muito bem e sirva, ou se preferir leve para gelar e só depois sirva.

Rendimento: 10 porções.

Armazenamento: Em pote bem fechado, na geladeira, por até 4 dias. Congelado por até 2 meses.

Dicas: As vezes também gosto de colocar 1 colher de chá de páprica, doce ou defumada, dá um toque especial!
Também pode adicionar tomate maduro, sem sementes, picado em cubinhos e raspas de limão.
Experimente também substituir parte do vinagre por suco de limão.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


0 comentários:

Postar um comentário

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Salada de Polvo e Grão-de-Bico na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top