..
quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Pudim no Potinho na Pressão

Pudim de leite condensado dispensa apresentações, todo mundo ama, mas hoje ensinarei como preparar essa maravilha em potinhos usando panela de pressão elétrica.
É uma ótima opção para presentear, vender, festinhas, lembrancinha, e até mesmo para levar no lanche ou onde mais desejar!




Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 ovos

Calda:
3/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Comece separando os potinhos, eles devem ser preferencialmente de vidro mais grosso, como aqueles para conservas e geleias, e sem dúvida alguma podem ser utilizados potinhos reaproveitados, eu mesmo faço muito isso. Aqui utilizei potinhos com cerca de 200ml de capacidade, mas você pode utilizar potinhos maiores ou menores ao seu gosto. Lave e seque muito bem cada potinho e reserve. Eu gosto de utilizar potinhos com tampa, assim já ficam selados e duram muito tempo na geladeira, mas se não tiver use papel-alumínio para fechar bem cada um deles.
Agora vamos ao preparo, iniciando pela calda. Coloque o açúcar em uma panela em fogo médio, vá mexendo de vez em quando até que todo ele se caramelize, nesse momento retire a panela do fogo, adicione a água, volte ao fogo e continue a mexer de vez em quando, até todo o caramelo dissolver e se formar uma calda, quando isso acontecer mantenha no fogo por mais uns 2 minutos assim a calda irá apurar e ficar na consistência perfeita.
Prepare o pudim misturando os ovos com o leite condensado em uma tigela ou jarra, em seguida adicione o leite e misture novamente. Não é necessário bater ou usar o liquidificador, e se desejar pode remover a película das gemas antes de misturar.
Distribua a calda nos potinhos e aguarde esfriar, pode até levar os potinhos com a calda para a geladeira para acelerar, depois adicione a mistura do pudim por cima da calda nos potinhos, com delicadeza para que não se misturem.
Tampe os potinhos e coloque na panela de pressão elétrica sobre um paninho limpo, pode ser uma pano de prato dobrado, apenas para não ficarem batendo no fundo enquanto cozinham, e coloque água até mais ou menos a metade da altura dos potinhos.




Tampe a panela de pressão elétrica, coloque a válvula na posição de pressão e programe qualquer função de cozimento ajustando o tempo para 5 minutos. Se sua panela não tiver o tempo de 5 minutos você pode programar por 10 minutos e interromper o processo quando se passarem os primeiros 5 minutos. Quando o tempo terminar retire a pressão, abra a panela e deixe assim por pelo menos uns 10 minutos, até amornar, então retire os potinhos com cuidado, deixe esfriarem por completo e só então leve para gelar.
Quando os pudins estiverem gelados já poderá servir!

Rendimento: 6 unidades.

Armazenamento: Até 3 meses se usar potinhos de conserva que ficarão selados hermeticamente, pois neles se forma um vácuo e o pudim se mantém pasteurizado. Ou até 2 semanas em potes que não fiquem selados. Sem a tampa duram até 1 semana.

Dicas: Se você gostar de muita calda poderá preparar o dobro e adicionar mais calda sobre o pudim dentro do potinho na hora de servir. Esse mesmo processo pode ser usado para preparar outras sobremesas semelhantes que já ensinei AQUI!

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


5 comentários:

  1. Ótima dica! Sugestão de $ para venda...

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz e ficou maravilhoso! Daria pra colocar chocolate tb? Um pudim de chocolate...

    ResponderExcluir
  3. Maurício, dá pra fazer o de queijo com goiabada assim no potinho? Uso a mesma receita aqui do blog? Muito obrigada por tantas receitas maravilhosas!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Pudim no Potinho na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top