..
quarta-feira, 10 de maio de 2023

Caldo Caseiro em Cubos na Pressão

Vocês não leram errado, hoje ensinarei como fazer caldo caseiro em cubinhos, saudável e super gostoso, além de prático!
Dá para preparar caldo de legumes, carne, frango, peixe, frutos do mar, etc... e manter os cubinhos congelados para usar sempre que desejar em qualquer receita!!!




Ingredientes:
1/3 de xícara de água
3 cenouras
2 batatas descascadas
1 alho poró
1 cebola
1/2 aipo / salsão (talos e folhas)
3 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
Pimenta e ervas a gosto

Sabores:
Com esta base obtemos um caldo de legumes e se quisermos em outros sabores basta adicionar estes outros ingredientes abaixo no cozimento:
- Frango / Galinha: 400g de carcaças, pés, pescoço, asinhas de frango;
- Carne: 400g de cortes bovinos com ossos como costela, ossobuco, etc;
- Peixe: 300g de cabeça e rabo de peixes;
- Frutos do mar: 250g de cascas e cabeças de camarão e outros frutos do mar de seu gosto;

Coloque todos os ingredientes na panela de pressão elétrica, picados grosseiramente. Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe qualquer função de cozimento ajustando o tempo para 30 minutos.
Quando o tempo terminar retire a pressão, abra a panela, retire o louro, ossos e cartilagens e triture tudo com ajuda de um mixer de mão. Se não tiver mixer, aguarde esfriar e bata no processador ou liquidificador.




Despeje essa mistura em uma assadeira untada e forrada com um plástico, deixe esfriar totalmente e leve para congelar.
Após congelado e firme retire do congelador, remova da assadeira, coloque sobre uma tábua, aguarde 3 minutos e então corte em cubos com ajuda de uma faca grande.
Embale cada cubo em um pedaço de papel-alumínio ou plástico filme de pvc, coloque em saquinhos ou frascos e volte ao congelador.
Na hora de usar pode retirar diretamente do freezer e usar na receita desejada, igualzinho aos caldos comprados, com a diferença que será muito mais saudável e saboroso.

Rendimento: 40 a 45 cubinhos.

Armazenamento: Congelados por até 3 meses.

Dicas: Adicione outras ervas e especiarias ao seu gosto em seu caldo, como páprica, cúrcuma, tomilho, pimenta, etc...

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


0 comentários:

Postar um comentário

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Caldo Caseiro em Cubos na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top