Já sabemos que aqueles caldos em cubinhos ou pacotinhos que compramos em supermercados são cheios de químicos e substâncias que não fazem bem nenhum à nossa saúde, sem falar que caldos caseiros tem muito mais cor e sabor, então hoje ensinarei como fazer qualquer tipo de caldo caseiro e como armazenar e usar.
Dica perfeita para quem está buscando alimentação saudável, para quem tem crianças e também de praticidade!
Ingredientes:
500gr pelo menos de carne com osso, ou cortes de frango com osso, ou cabeça e sobras de peixe e outros frutos do mar, ou costela com osso, ou legumes variados, ou bacon com pele e tudo... (mais dicas abaixo)
1 litro de água
1 cenoura grande
1 talo de salsão ou alho poró
3 folhas de louro
4 dentes de alho
2 cravos
Ervas à gosto como salsinha, cebolinha, manjericão, orégano alecrim, tomilho...
Especiarias à gosto como noz-moscada, pimentas...
Dicas de sabores:
- Caldo de carne: Utilize carnes de segunda, de preferência com osso, como o ossobuco ou semelhantes.
- Caldo de frango: Utilize carcaça de frango e cortes mais baratos como pé, asas, pescoço, coxinha da asa.
- Caldo de peixe: Utilize a cabeça do peixe (sem as guelras) e alguma eventual sobra de carne, aparas, espinhas, cascas de camarão e outros frutos do mar.
- Caldo de costela: Costela bovina de qualquer tipo.
- Caldo de legumes: Legumes e vegetais como abobrinha, vagem... e o que mais tiver de legumes sobrando na geladeira, exceto aqueles com muito amido como batatas, mandioquinha e mandioca!
- Caldo de bacon: Nesse caso 250gr é o suficiente e se quiser pode acrescentar outros ossos ou carnes com ossos junto para dar ainda mais sabor.
Agora o preparo, muito simples, basta cortar tudo grosseiramente, pedaços médios, e colocar na panela de pressão elétrica juntamente com todos os outros ingredientes. Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe a função FEIJÃO ou outra qualquer ajustando o tempo para 60 minutos. Tem gente que faz em menos tempo, mas dessa maneira que faço eu acho que fica mais saboroso.
Passado o tempo retire a pressão com calma, ou desligue a panela e deixe sair e destravar sozinha. Assim que abrir coe todo esse caldo e pronto.
Eu gosto de caldos mais grossos, e para mim dão mais sabor e encorpam os preparos, se você quiser assim como eu apenas retire os ossos e coisas mais duras e bata o caldo no liquidificador ou na panela mesmo com um mixer de mão, após isso coe e estará pronto.
Como armazenar?:
Depois de pronto você pode separar o caldo em potinho ou congelar em formas de gelo em cubinhos, assim na hora que for utilizar já tem a medida ideal. Pode ser mantido congelado por até 3 meses ou se adicionar sal no caldo 6 meses. Se for guardar em geladeira o ideal é 1 semana apenas.
Como utilizar?:
Quando for preparar uma receita coloque dois cubinhos ou duas colheres de sopa do caldo, congelado mesmo, e refogue ou prepare. Se quiser use mais, ao seu gosto.
Rendimento: 1 litro aproximadamente de caldo.
Dicas: Mesmo que vá fazer um caldo que não seja de legumes, mas tiver alguns bocados de legumes na geladeira e quiser aproveitar pode colocar junto.
Para um caldo mais light você pode coar o caldo e depois colocar em um tigela na geladeira, deixe de um dia para o outro, a gordura irá boiar e solidificar por cima do caldo, retire essa gordura e pronto.
Parabéns, grata pela receita :)
ResponderExcluirObrigada pela receita. Estou fazendo o caldo e como tudo que faz irá ficar excelente.
ResponderExcluir